A Harley-Davidson Heritage Softail Classic é uma
motocicleta estilo retrô muito cromada e ornamentada, porém com poucas das
amenidades encontradas em motos de passeio projetadas para viagens de longa
distância. A moto agrada os puristas da Harley-Davidson, que preferem a pesada
força gerada pelo motor de câmara gêmea da Heritage Softail a uma transmissão
de seis velocidades que permite dirigir confortavelmente em baixa RPM.
História
A Heritage Softail é parte da série FL da
Harley-Davidson, datando de 1941, que incluía o famoso motor "knucklehead"
e "panhead". O chassi da Softail foi introduzido em 1984, para
capturar o estilo das motos de 1940 que começaram a emergir em resposta ao
fluxo de motos japonesas que aumentava. O FLST Heritage Softail debutou em
1986, com uma grande forquilha telescópica, e a Heritage Softail Classic seguiu
dois anos depois, com ênfase no estilo retrô. A Heritage Softail fez homenagem
ao estilo de 1940 e se provou boa para o marketing, capturando a ânsia por
nostalgia da geração dos baby boomers. Mesmo que os boomers não tinham idade
para andar de moto nos anos 1940, desejavam-nas mesmo assim.
O visual
A Heritage Softail possui muito
cromo, do nariz à traseira, bolsas de couro e são rebaixadas com guidom alto. O
visual básico da Heritage Softail permaneceu igual até 2009, quando a
Harley-Davidson pegou elementos da sua irmã, a FL Softail Cross Bones, que
deram a ela um visual mais obscura, senão malvado. Para 2009, a Heritage
Softail possuía um pedal de freio oval, um painel olho de gato e pedais
meia-lua. Pneus de banda branca faziam parte do modelo Softail Deluxe. As rodas
eram de aço, mas podiam ser trocadas por de alumínio, como opção. O velocímetro
era montado no tanque de gasolina e equipado com um odômetro, medidor de
quilometragem, relógio de combustível, luz de baixa pressão de óleo e um
diagnóstico de leitura do motor.
Tamanho
A Harley-Davidson Heritage
Softail Classic de 2010 possui uma base de 1,63 m e mede 2,4 m de comprimento.
Ela fica 13 cm acima do chão e pesa 330 kg, sem fluidos. Descarregada, ela
possui 70 cm de altura. A capacidade do tanque é de 19 L e a capacidade de óleo
é de 3,3 L.
Força
Performance
O motor é de injeção de
combustível, refrigerado a ar, à base de correntes e com deslocamento de 1584
cc. O orifício dele mede 9,5 cm e o derrame é de 11,12 cm. A razão de
compressão é de 9.2:1 e o toque é de 125 Nm. A força é transmitida por uma
transmissão manual de seis velocidades.
A
Heritage Softail Classic não possui GPS, controle de cruzeiro ou freio ABS,
encontrados em motos de competidores (GPS pode ser pedido como opcional), porém
ela é uma boa moto para longos cursos. Com o guidom alto e com os pedais mais
largos introduzidos em 2009, a ergonomia da moto melhorou, comparada a modelos
anteriores, assim como a postura do motociclista. A moto faz 15 km em 1 L, na
cidade, e 23 L, na estrada. O modelo 2010 da Heritage Softail custa a partir de
R$ 34.000.
2 comentários:
Eu tenho uma certa simpatia pela Heritage, acho linda, mas tem muito cromo. A do Agusto é impecável. Já ouvi um papo de alguém oferecer a ele 70 K na Heritage, mas ele não vendeu. Acho que o peso da história deixou ela mais cara.
Seja Bem Vindo Cabo Frio Surf! Obrigado por participar...
Realmente a Heritage do Augusto é linda... enquanto a quantidade de cromos é uma característica do modelo, motos clássicas tendem a mais cromados.
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