Lançada no Salão de Tóquio de 1968, a Honda CB 750 Four estabelecia novos padrões, tanto para a Honda quanto para outras marcas. O motor da CB 750 Four era leve e compacto, comparado a outros quatro-em-linha já vistos até então, e trazia soluções eficientes. O quatro-em-linha de 736 cm3, com comando de válvulas no cabeçote, lubrificação por cárter seco, quatro carburadores, desenvolvia 67 cv de potência à 8.000 rpm e torque máximo de 6,1 m.kgm à 7.000 rpm. Apesar dos 218 kg a seco, podia levá-la a 192 km/h.
Um dos segredos das pequenas dimensões do motor era o virabrequim, forjado em única peça e apoiado (como em motores de automóveis) por mancais lisos bipartidos, lubrificados sob pressão. Do centro desse virabrequim saíam a árvore primária de transmissão e o acionamento do comando de válvulas, em vez de se usar suas extremidades, o que deixaria o motor mais largo. A lubrificação por cárter seco também contribuía, pois eliminava o reservatório de óleo convencional na parte inferior.
Os quatro escapamentos individuais emitiam um som que muitos consideram inesquecível. O comportamento dinâmico era referência entre as motos de seu tempo.
Outros detalhes pioneiros entre as motos de produção em série são, o alternador e o freio dianteiro a disco, de comando hidráulico, com um disco de alumínio à prova de ferrugem. O quadro era de berço duplo e a suspensão traseira adotava amortecedores do tipo De Carbon.
A Honda CB 750 Four oferecia ainda partida elétrica, câmbio de cinco marchas e ótimo padrão de acabamento. O tanque mais estreito que o motor contribuía para um estilo imponente. Cada pequena evolução do modelo, era identificada como um novo número junto da letra "K". Por exemplo, a 750 K1, ou modelo 1971, recebia tanque e laterais mais estreitos e adequados a pilotos de menor estatura.
No início dos anos 2000 a imprensa especializada mundial concebeu à Honda CB 750 Four, o título de "A Moto do Século" e ainda acrescentaram que a CB 750 foi a mais importante obra prima de Soichiro Honda. Nenhuma outra marca/modelo jamais reuniu, de uma só vez, tantas inovações técnicas com design incomparável e inconfundível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário