terça-feira, 15 de maio de 2012

A HISTÓRIA DAS CAFÉ-RACERS

PONTO DE ENCONTRO DE RACERS NA DÉCADA DE 60

    Tudo começou em Londres, Inglaterra, na década de 60... Jovens motociclistas que se reuniam em cafés e/ou bares (pubs) criaram um desafio inusitado, fazer um corrida de motos com retorno antes de finalizar a música que estivesse tocando na Jukebox (pra quem não conhece, são aqueles aparelhos eletrônicos onde se colocava uma moeda e escolhia uma música de um dos discos de vinil disponiveis no catálogo).
JUNKEBOX 




       O termo Café Racer é aplicado tanto ao estilo da customização da moto quanto aos "pilotos" dessa corrida, mas dois importantes detalhes devem ser frisados:

1º - O objetivo para muitos desses pilotos era fazer sua motocicleta alcançar as 100 milhas (ou 160km/h), por isso foram surgindo as adaptações, os bancos e guidões mais baixos, alterações no motor e por ai vai...

2º - Só era considerado um verdadeiro piloto de Café Racer, aquele que conseguisse ganhar a disputa e voltar antes da música escolhida acabar!





       Rockers foi um termo aplicado originalmente de forma pejorativa para os jovens britânicos em motocicletas nos anos 60 (da mesma forma que hoje no Brasil existe as classificações Motociclista e Motoqueiro), mas este termo acabou sendo adotado pelos próprios jovens seguidores do estilo Café Racer.
        Só que naquela época, haviam dois "grupos" distintos de "motoqueiros", os Rockers (proprietários de motos no estilo Café Racer) e os Mods (proprietários das saudosas lambretas) que foram definitivamente rotulados desta forma (Rockers e Mods) no ano de 1964, após a mídia fazer cobertura das inúmeras brigas e atritos envolvendo as duas "tribos".

        Para o estilo não é necessário um modelo específico e sim a criatividade, na década de 60 grande parte das motos eram Triumph, BSA, Voxan, Norton... entre outras.

ROCKERS

MODS





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