sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Harley-Davidson Sportster S chega ao Brasil: Detalhes e preços


 A Harley-Davidson confirmou a chegada da nova Sportster S ao Brasil. O modelo entra em pré-venda a partir do próximo dia 19 de janeiro com preço sugerido de R$ 125.900. Apresentada em 2021, a nova Harley Sportster S usa o mesmo motor Revolution Max da Pan America 1250, mas tem estilo custom e um novo chassi. Entretanto, na Sportster S o V2 de 1.252 cm³ produz 122 cv de potência máxima ao invés dos 150 cv do modelo aventureiro

De acordo com a Harley, a inédita moto de 1250 cc ressuscita o nome Sportster e marca uma nova fase da linha de motos "esportivas" da marca, que deve oferecer bom desempenho e tecnologia moderna.

"A Sportster S é a próxima motocicleta totalmente nova construída na plataforma Revolution Max e define um novo padrão de desempenho para a linha Sportster", disse Jochen Zeitz, presidente, e CEO da Harley-Davidson. "Esta Sportster é parte do nosso compromisso de apresentar motocicletas que se alinham com a nossa estratégia de aumentar a atratividade e impulsionar o legado da Harley-Davidson."

Motor de 122 cv A nova Sportster 1250 S utiliza o motor de 1252 cm³, batizado de Revolution Max 1250T. Assim como o propulsor instalado na Pan America, tem dois cilindros em "V" a 60 graus, com arrefecimento líquido, DOHC e um sistema de comando de válvulas variável, mas com algumas alterações internas. A capacidade cúbica, assim como o diâmetro e curso dos pistões, são os mesmos, mas há um novo cabeçote, com válvulas menores, diferentes tempos de abertura e perfis alterados. O resultado é menos potência e torque máximo - 122 cv ao invés dos 152 cv da Pan America e 12,9 kgf.m, contra os 13,1 kgf.m da moto aventureira. Apesar do torque máximo ser menor, a fabricante norte-americana garante que a nova Sportster S oferece 10% mais "força" em médios regimes.


O câmbio de seis marchas está integrado ao motor e conta com embreagem deslizante. Uma transmissão final por correia dentada, como é tradicional na Harley-Davidson, completa o trem de força do novo modelo. Com visual inspirado nas motos de flat-track, a Sportster S tem perfil musculoso, reforçado pelos largos pneus. O escapamento de ponteira dupla reforçam a inspiração nas motos "esportivas" da Harley, usada nas competições nos circuitos ovais de terra.

Nova Harley tem três modos de pilotagem Além de ser o coração da nova Harley-Davidson Sportster S, o motor é elemento estrutural do chassi. Com isso, a nova moto pesa apenas 227 kg, já com o pequeno tanque de 11,8 litros abastecido. As suspensões são da grife Showa, com garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor, com ajuste na pré-carga, na traseira. Os freios Brembo completam o bom conjunto ciclístico da nova H-D Sportster S.

Eletrônica de última geração também está presente no novo modelo, com três modos de pilotagem (Road, Sport e Rain), além de uma unidade de medição inercial que controla o sistema ABS otimizado para curvas e o controle de tração sensível à inclinação. Tudo é controlado por meio da tela TFT redonda de 4 ", que também abriga outras funções do aplicativo Harley-Davidson, como navegação. Junto com o novo painel há diversos recursos modernos, como iluminação em LED e novos comandos multifuncionais.

Mercado 

Segundo modelo a utilizar o novo motor Revolution Max, a Sportster S chega para ser uma opção mais "esportiva" (entre aspas mesmo) na linha de motos da Harley. Claro que não se trata de um modelo para as pistas, mas o desempenho do V2 com 122 cv é bem superior ao das antigas Sportster 883 e 1200, equipadas com o motor Evolution, um V2, arrefecido a ar, criado nos anos de 1980.

Contudo, diferentemente dos Estados Unidos, onde a nova linha Sportster, que também inclui a Nightster (já confirmada para o Brasil), representa os modelos mais acessíveis da Harley, em nosso mercado, o novo modelo vai custar mais do que as cruiser da marca. No mercado norte-americano, a Sportster S sai por US$ 15.500 (cerca de R$ 83.000) e a Low Rider S pelo preço de US$ 17.530 (R$ 94.000). Atualmente, a moto mais "barata" da H-D, no Brasil, é justamente a Low Rider S, equipada com o motor Milwaukee Eight de 117 polegadas cúbicas e vendida por R$ 104.100. Já a Sportster S, que será vendida em quatro opções de cores (Vivid Black, Bright Billiard Blue, Gray Haze e White Sand Pearl) vai custar R$ 125.900.


fonte: Infomoto

imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.