Reflex Defensive
Rider System, ou RDRS aos mais íntimos, é o nome do sistema eletrônico que a
Harley-Davidson desenvolveu para aumentar a segurança na pilotagem de suas
motos. Atualmente, o conjunto equipa todas as motos das famílias Touring e CVO,
modelos maiores, mais pesados e concebidos para encarar a estrada,
especialmente em longas viagens.
Compõe a família
Touring as Road Glide Special, Road King Special, Ultra Limited, Street Glide
Special e Road Glide Limited, com preços sugeridos variando de R$ 85.500 a R$
106.500. Já as CVO, que são basicamente modelos Touring customizados pela
própria fábrica com uma série de acessórios, dispõe da Street Glide e Limited,
que custam R$ 159.800 e R$ 177.300, respectivamente. Em produtos deste nível um
bom pacote eletrônico é mais do que necessário.
Eletrônica Harley Davidson: o que há
no RDRS
Assistente de parada de veículo, ABS
adaptado para curvas, controle de tração e sistema de monitoramento de pneus.
Saiba mais sobre o que o Reflex Defensive Rider System (RDRS) tem a oferecer:
Controle de tração otimizado
para curvas (C-TCS): O C-TCS pode aumentar a confiança do
motociclista quando a tração disponível for prejudicada por um tempo chuvoso,
uma mudança brusca e inesperada na superfície ou ao pilotar em uma via não
asfaltada. O motociclista pode selecionar um dos dois modos de controle de
tração: O modo padrão é otimizado para superfícies secas; o modo chuva é
otimizado para superfícies molhadas. O sistema também pode ser desativado.
Freios combinados e otimizados para curvas (C-ELB):
O sistema de freios combinados
eletrônicos (ELB) oferece maior capacidade de resposta e proporciona mais
estabilidade entre os freios dianteiro e traseiro em uma grande variedade de
aplicações de frenagem. A força é distribuída às duas rodas, mesmo que o piloto
acione apenas a manete ou pedal. O recurso considera o ângulo de inclinação e
alterará a proporção da pressão durante a frenagem entre os freios em uma
curva, com o intuito de manter a rota traçada pelo motociclista.
Assistente de parada de veículo (VHC): A principal função do recurso é impedir que a
motocicleta se mova ao ser parada; por exemplo, em uma placa de pare em um
aclive, no semáforo em uma inclinação ou em uma descida íngreme ao sair de um
estacionamento. O sistema aplica pressão ao freio até o motociclista acionar o
acelerador e a embreagem para dar partida. O VHC também pode ser acionado
quando a motocicleta for parada em uma superfície lisa e o motociclista quiser
manter sua posição sem aplicar pressão na alavanca de freio.
Controle antiderrapagem e controle antiderrapagem
para curvas (DSCS e C-DSCS):
O DSCS é projetado para reduzir a derrapagem excessiva da roda traseira durante
a desaceleração, que costuma ocorrer quando o motociclista diminui bruscamente
a marcha ou desacelera em estradas com superfícies escorregadias ou
molhadas. A ação do DSCS nos modelos equipados com o C-DSCS pode ser ideal
para curvas, com base no ângulo de inclinação detectado.
Monitoramento de pressão dos pneus (TPMS): O sistema alerta o motociclista de que a pressão
de ar está baixa, indicando a pressão atual dos pneus dianteiro e traseiro na
tela do Boom! Box GTS (ou no hodômetro dos modelos Road King) e exibe um
indicador para alertar que o item precisa ser verificado.
ABS otimizado para curvas (C-ABS): Projetado para impedir o travamento das rodas
durante a frenagem e ajuda o motociclista a manter o controle ao frear em linha
reta em situações de urgência. Como é otimizado para curvas, leva em conta o
ângulo de inclinação da moto e calcula a pressão dos freios necessária para
reduzir a derrapagem das rodas, que costuma ser menor do que a pressão
necessária em operações em linha reta.
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