segunda-feira, 13 de março de 2017

Harley-Davison Street Rod 750


A Harley-Davidson mostrou uma nova motocicleta que vai direcionar a empresa americana a uma nova direção. Com posição de pedaleiras tradicional (a otimista Harley se refere a elas como traseiras) e garfo com 27 graus de inclinação, ela não é, definitivamente, uma custom.
Movida pelo mesmo motor V2 de 750 cc refrigerado a água da Street 750, a nova Street Rod é claramente destinada a um antigo desejo dos consumidores americanos. Apesar da Harley-Davidson dizer que a Street Rod é para uso urbano, isso sugere que há ainda mais do que revelado em termos de desempenho e pilotagem.
“Isso atrai a sua atenção. E queremos um chassi para combinar uma dirigibilidade afiada e agressiva, perfeita para o uso urbano, com capacidade de costurar e passar por todos os lugares”, disse o engenheiro-chefe da Harley-Davidson, Mathew Weber.
Para isso, a Street Rod oferece de 8 a 10% a mais de torque (dependendo do mercado) em comparação com a Street 750, e de 18 a 20% extras de potência. Não há dados oficiais divulgados, mas baseado nos números da Street 750 no dinamômetro e numa louca matemática, sugerimos que a Street Rod entregue 68 cv com pico de 8.750 rpm e 6,6 kgfm de torque a 4.000 rpm. Bons números – no papel -, a colocando em comparação com a Kawasaki Z650.
“O motor da Street Rod, o High Output Revolution X 750, ganhou novas válvulas, cabeçote, maior taxa de compressão e limite de giros mais alto”, disse Weber.
Se o nome ainda não deixou isso claro, o estilo da Street Rod claramente se inspira na maligna V-Rod. Garfo e grampos pretos, bolha protetora e discos duplos de freio na frente dão a dianteira uma sensação de robustez. A traseira é acentuada com uma nova área para a rabeta, para-barro perfurado e lanterna em LED. A presença de rodas aro 17″ sugere que os pilotos terão um bom pneu.
“A Street Rod traz uma caixa de ar com maior volume e novas borboletas de aceleração dupla com 42 mm cada, novo cabeçote com quatro válvulas e comandos de válvulas mais agressivos, além de um sistema de escape de alta capacidade – tudo projetado para melhorar o fluxo de ar e eficiência”, de acordo com as informações divulgadas pelas Harley-Davidson. “A taxa de compressão foi de 11.0:1 para 12.0:1 e o limite de rotação foi das 8.000 para 9.000 rpm”.
Mas o maior destaque da Street Rod está no chassi. “Pneus, rodas, suspensão e quadro foram projetados para trabalharem juntos e entregar pilotagem leve e precisa em qualquer velocidade”, disse Weber.
O garfo com inclinação de 27 graus (contra os 32 graus da Street 750) dará mais agilidade e resposta aos comandos de direção. E a Harley diz que o ângulo de inclinação foi um pouco melhorado, para 37,3 graus para a esquerda e 40,2 graus para a direita (comparado com os 28,5 graus para ambos os lados da Street 750). A altura do banco foi levantada para 765 mm e as pedaleiras estão logo atrás da linha do joelho. A Harley descreve isso como uma posição traseira, mas dizemos que é uma posição tradicional e mais confortável de pilotar.
A suspensão dianteira possui garfo duplo de 43 mm em alumínio. Os amortecedores traseiros têm reservatório externo para aumentar a capacidade de fluído e manter a capacidade de retorno. O curso foi aumentado em 31%, para respeitáveis 117 mm. O braço oscilante é mais longo para acomodar os amortecedores em posição mais alta, o que ajuda na tocada.
   Retas, as manoplas criam uma posição de pilotar agressiva, de acordo com a Harley. Novamente, olhando para as fotos dos pilotos nas motos, dizemos que é uma posição tradicional de pilotagem, mas é fácil perdoar a Harley por destacar isso. A palavra “tradicional” não costuma criar excitação nas pessoas. E, de tudo que vimos, a Street Rod aparenta ser uma moto que vale a pena. Falando nisso, os espelhos retrovisores podem ser montados antes ou depois dos manetes, e possuem um sistema (ainda em processo de patente) no qual podem ser virados para trás sem interferir nas mãos do piloto. É útil para quando se precisa usar a Street Rod entre as faixas de trânsito.
A Street Rod veste pneus Michelin Scorcher 21 e, olhando suas medidas – 120/70 R17 na dianteira e 160/60R17 na traseira – parece que ela pode acomodar pneus de melhor qualidade, como o Dunlop Roadsmart III. Por último, irá melhorar as respostas. O ABS é item de série nas motos europeias e está disponível como um opcional de US$ 750 nos Estados Unidos.
A Street Rod está disponível nas cores Vivid Black, Charcoal Denim ou Olive Gold, com preço nos Estados Unidos começando em US$ 8.699 (cerca de R$ 28 mil). Teremos nossa chance de andar na Street Rod em breve. E estamos ansiosos.

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