A Harley-Davidson comemora neste fim de 2015, 25 anos da
Fat Boy, desenhada em 1990 por de Willie G. Davidson, neto de um dos fundadores
e atual chefe de design da marca. A Fat Boy faz parte da família Softail, que
tem por característica principal os amortecedores escondidos sob o para-lamas
mantendo o visual hardtail.
O
modelo original era alimentado pelo motor Evolution V-Twin de 1340 cc, que foi
introduzido em 1984. Em 2000, houve uma atualização para o novo motor Twin Cam
88B de 1450 cc e, em 2007, a introdução do Twin Cam 96B de 1584 cc. Já o modelo
2016 recebeu o motor Twin Cam 103 High Output de 1690 cc, que antes equipava
somente as motos da família Touring.
“Em
1991, a Fat Boy foi a estrela do filme O Exterminador do Futuro 2 – O
Julgamento Final, firmando sua posição como uma das motos mais desejadas do
mundo. A motocicleta, pilotada pelo ator Arnold Schwarzenegger, realizou um dos
saltos mais famosos da história do cinema, em que o Exterminador pula com a
moto para dentro de um bueiro. A proeza foi realizada com o auxílio de cabos
que prendiam a Fat Boy, reduzindo o peso da motocicleta e do piloto ao tocarem
no solo. Os cabos foram apagados na pós-produção”, diz a marca no comunicado
que informa o aniversário do modelo.
Segundo
a montadora “várias Fat Boy foram utilizadas na gravação do filme mas, na
verdade, a moto pilotada por Schwarzenegger foi adquirida em 2014 pelo Museu
Harley-Davidson, onde atualmente está em exposição. O modelo também repete seu
papel com Arnie em O Exterminador do Futuro 5 – Gênesis, lançado nos cinemas
este ano.”
Versões
1990
Lançamento
da Fat Boy. Foi apelidada de “The Gray Ghost” (“O fantasma cinza”), pois só
estava disponível nesta cor.
2005
A
Fat Boy ganhou o tratamento CVO, pela primeira vez, para o modelo 2005. A
Screamin’ Eagle Fat Boy ostentava um motor Stroker Twin Cam de 1690 cc, uma
suspensão traseira rebaixada e um novo assento estilo pan-style, em três novas
combinações com duas cores e acabamento de metal.
2007
Mudanças
no modelo com nova roda dianteira de 17 polegadas, maior que a anterior, de 16,
e um pneu traseiro mais largo, de 200 mm. A marca registrada do modelo é a roda
dianteira em disco de alumínio, que ganhou novos bullet-hole. Novos detalhes
gráficos no tanque de combustível e em ambos os para-lamas.
2010
Lançada
a Fat Boy Special 2010 (chamada de Fat Boy Lo nos EUA) que reduziu para 61 cm a
altura do assento ao chão.. Plataformas meia-lua além de pintura fosca e
acetinada também diferenciam o estilo da Fat Boy Special da Fat Boy original.
2015
O
modelo passou a contar com novo sistema de freio dianteiro, presente em todos
as motocicletas da família Softail, que proporciona uma redução de 40% na força
aplicada nos freios durante frenagem máxima. O cilindro mestre de freio foi
reestilizado. Ainda no mesmo ano, mas já como modelo 2016, foram incorporados o
acelerador eletrônico throttle by wire e o motor Twin Cam 103 High Output de
1690 cc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário