Quando a Harley-Davidson apresentou a família V-Rod
em 2001 como modelo para o ano 2002, isso mostrou uma nova direção nos
negócios. De acordo com a empresa, a VRSCA V-Rod foi a primeira moto
Harley-Davidson a combinar injeção de combustível, comando de válvulas e
refrigeração líquida. Em 2005, a companhia lançou a VRSCR Street Rod. A
Associação dos Motociclistas Americanos considerou a Street Rod como "uma
Harley muito não-Harley".
Motor
A V-Rod e a Street Rod têm o mesmo
motor, chamado de Revolution, que foi projetado em parceria com a Porsche. O
Revolution, de 1130 cc, tinha como características a refrigeração a líquido,
injeção de combustível com comando duplo de válvulas (DOHC), com um cilindro
V-twin disposto a 60 graus, com quatro válvulas por cilindro. O diâmetro e o
deslocamento foram de 100mm e 72mm, e a relação de compressão foi de 11.3 para
1. De acordo com a revista "Motorcycle Cruiser", a Street Rod
produzia mais potência que a V-Rod não por causa de um ajuste interno do motor,
mas sim pelo escapamento da V-Rod, que tinha menos restrições. A Street Rod
produzia 120 cv a 8250 rpm com um torque máximo de 11 kgm a 7000 rpm.
Transmissão
A Street Rod tinha uma transmissão
de cinco velocidades (uma marcha pra baixo, quatro pra cima). Um sistema de
correia transferia a potência do motor para as rodas de trás. De acordo com a
revista "Motorcycle Cruiser", em pista molhada, a embreagem de múltiplos
discos precisava de um empurrão firme, típico das Harleys. A caixa de marchas
era ainda mais suave e leve que as V-Rods, que já eram boas.
A Harley-Davidson usou freios
Brembo na Street Rod, dois discos de 300 mm com pistões de quatro pastilhas na
frente e um único disco de 300 mm com pistões de quatro pastilhas na traseira.
O garfo invertido de 43 mm, dois amortecedores traseiros e um suporte de ambos
os lados na roda traseira formam a suspensão. O garfo e os amortecedores eram ajustáveis.
Corpo
A Street Rod foi construída sobre
um chassi de aço. Os punhos eram ajustáveis e os controles dos pés eram
montados no centro. O tanque foi montado embaixo do assento retrátil, o que
difere a moto de todas as outras da marca. Os instrumentos no painel incluíam
velocímetro, odômetro, tacômetro, dois contadores de percurso e um relógio.
Havia luzes indicadoras de psica-alerta, pouco combustível, baixa pressão de
óleo, temperatura do líquido refrigerador, luz alta e ponto morto.
Dimensões e cores
A Street Rod tem um
comprimento de 2,37 m e um entre-eixos de 1,69 m, que era 1,77 cm mais curto
que o da V-Rod. A altura para o solo era de 17 cm e a altura do assento era de
78 cm. A Street Rod, quando vazia, tinha um peso de 280 kg, e 297 kg com todos
os fluidos necessários e tanque cheio. A capacidade do tanque era de 19 litros.
A Harley-Davidson ofereceu a Street Rod 2006 nas cores vivid black, black
cherry pearl, rich unglo blue, yellow pearl, brandy wine sunglo e mirage orange
pearl.
NIGHT ROD |
V-ROD MUSCLE |
V-ROD (primeiro modelo da linha ano 2002) |
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