quinta-feira, 3 de maio de 2018

GARAGEM: Manutenção do fluido de freio

A manutenção do fluido de freio as vezes é esquecida. Tão importante quanto a troca de óleo do motor (senão mais) tem grande importância para o bom funcionamento dos freios.
O fluido de freio é um composto sintético ou semi-sintético. Suas principais características são a capacidade de não se comprimir, suportar altas temperaturas e (infelizmente) de absorver água com o tempo. O contato com o ar gera umidade no fluido.

Assim, com o passar do tempo, há um aumento na quantidade de água no fluido. O sistema de freios trabalha em altas temperaturas. Um fluido novo (ou em bom estado) suporta com segurança, o acionamento constante do sistema de freios. Mas com o tempo e uso, o fluido contido dentro do reservatório, absorve umidade do ar e se altera. E isso altera consideravelmente a sua composição, baixando assim seu ponto de ebulição (fervura).
Nos momentos onde o sistema de freio for mais exigido como descida de serra ou estradas com curvas sinuosas, a elevação da temperatura do sistema de freios provocará a diminuição do ponto de ebulição, pois apenas 1% de água misturada no fluido pode baixar até 50ºC o ponto de ebulição. Na prática, isso significa que em situações de uso intenso do freio, o fluido pode ferver. E o gás dessa fervura fará o sistema falhar. Assim o pedal vai baixar e a frenagem pode não ser eficiente.
Fique atento, faça manutenção de seu fluido de freio, segurança em primeiro lugar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.