segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dicas de manutenção H-D


  Cuidar de sua  Harley-Davidson exige mais do que trocas ocasionais de óleo e filtro. Apesar de isso ser parte da equação, outros componentes do veículo também requerem de cuidados. Para manter o funcionamento adequado de vários componentes de sua moto, você deve seguir o programa de manutenção regular. Apesar de ser normalmente realizada com 4.000 km, a manutenção necessária deve variar de acordo com a quilometragem atual de sua motocicleta. Consulte o manual de serviços específico de sua moto Harley-Davidson, que possui os detalhes de cada procedimento e as especificações necessárias para a realização adequada da manutenção.




Lubrificação

Ao contrário das outras motocicletas, os motores Harley-Davidson possuem três compartimentos de óleo separados que precisam ser drenados e preenchidos novamente: óleo do motor, fluido de transmissão e fluido principal. Isso é importante, já que cada compartimento usa um tipo de óleo completamente diferente. Não utilize óleo de motor 20w50 no compartimento principal ou o de fluido de transmissão no motor. A exceção para essa regra consiste no óleo sintético como o Screamin' Eagle's Syn-3, que é fabricado para ser usado em qualquer um desses compartimentos. Apesar do processo de troca desses óleos ser bastante simples, lembre-se de encher também o filtro de óleo com o mesmo fluido antes de instalá-lo e, em seguida, retirar o excesso de ar do filtro. Isso pode ser feito ao ligar o motor e afrouxar ligeiramente a peça para expulsar qualquer ar aprisionado na bomba e no filtro de óleo. Além disso, para evitar vazamentos do fluido em questão, certifique-se de substituir quaisquer juntas ou anéis de vedação em formato de "o" que estejam danificados de qualquer forma. Antes de seguir em frente, lubrifique as alavancas, cabos e quaisquer pontos de articulação ao redor do quadro para evitar travamentos.

Sistema elétrico e de carregamento elétrico

O sistema elétrico é tão importante quanto o sistema de lubrificação, pois ele fornece a faísca para dar a ignição no motor da motocicleta. Comece verificando se a buzina, chaves e botões e todas as luzes funcionam corretamente. Teste o sistema de carregamento ao ligar o motor e usar um multímetro para testar a corrente passando pela bateria. Qualquer valor abaixo de 14 volts pode indicar um problema com a bateria ou com o sistema de carregamento, sendo necessário contatar sua concessionária ou usar o manual de serviços para reparos.
Suspensão, freios e rodas

Enquanto os outros sistemas são focados no movimento, a suspensão e o sistema de freios trabalham para transmitir esse movimento ao solo do modo mais eficiente possível. Acione e mantenha pressionado o freio dianteiro para examinar os canos do garfo e procurar por vazamentos ou danos. Solte o freio e passe o dedo ao longo dos canos do garfo, logo abaixo da haste do garfo inferior. Se seu dedo ficar liso, pode haver um selo danificado na peça. Em seguida, examine as pastilhas de freio, rotores, linhas e nível de fluido. Se o fluido de freio estiver contaminado (leia-se sujo), substitua-o e faça uma sangria para retirar quaisquer bolhas de ar presas nas linhas. Por último, verifique bem seus pneus. Procure por quaisquer sinais de danos, ressecamentos ou desgaste excessivo das bandas. Se eles estiverem bem, verifique a pressão de ar e faça a calibragem se necessário.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.