quinta-feira, 4 de abril de 2019

Pro Touring

A expressão Pro Touring é muito pouco trabalhada no meio popular automotivo, falo por mim que conheci essa expressão a pouco tempo. Alguns podem até mesmo já conhecer o conceito, entretanto não sabiam que era usado esse nome para tal coisa.
Para começarmos a falar de Pro Touring temos que saber do que se trata. Tudo começa com os Muscle Cars que são marcados pelas figuras dos carros americanos dos anos 60 e 70; os mais conhecidos do seguimento é Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Dodger Charger e uma infinidade de outros carros que não caberiam em uma unica postagem. Pois bem, tendo a figura dos Muscle Cars, Pro Touring, se desenvolve em modificações feitas nesses clássicos, entretanto o que se tem que ter em mente, é que, não são modificações  radicais como as do Tuning  ou alguma outra que tire muito a “essência” do carro. Essas mudanças não consistem em “socar o carro no chão”, colocar rodas Aro 24 super chamativas ou até mesmo colocar uma suspensão a ar fazendo o carro se “contorcer” todo.
Esteticamente não se muda MUITO o carro,o que muda é uma Roda mais moderna, com uma tala extremamente larga;  pintura mais trabalhada, uma mudança ou outra nas grades e nos faróis, sem passar muito disso, mantendo assim uma caraterística que não foge muito do original.
Se esteticamente o carro não muda tanto, nos outros quesitos as mudanças são bem caprichadas, começando com o interior que é totalmente trocado e modernizado, também em alguns casos tem o alivio de peso tirando os bancos traseiros(não necessariamente) e trocando os dianteiros, normalmente essa troca se da por bancos conchas que seguram muito mais o motorista nas curvas; toda a parte de suspensão é trabalhada, colocando suspensões independentes e freios muito modernos para segurar a grande cavalaria.
Falando nisso o motor  é a parte principal do projeto, em muitos casos o motor é trocado por um mais moderno, por exemplo, um Corvette de 71 que era equipado com um big-block, V8 de 454 pol³ (7.440 cm³) que produzia 425 cv e que equipava a versão ZR2, é trocado essa obra prima por outra, a do Corvette Z06 2015 que é equipado com um V8 Supercharged, de 6.2 litros que gera SOMENTE 659 cavalos e 89 kgfm de Torque. Alguns mais ousados preparam motores que podem facilmente chegar aos 1000 cavalos e até mesmo passar, existem diversos pro touring que possuem motores assim.
Essas mudanças podem levar esses antigos Muscle Cars a darem um verdadeiro banho em alguns esportivos modernos, já que o carro é muito bem acertado, princialmente para fazer curvas, fazendo com que os críticos de esportivos americanos fiquem irritadinhos  já que falam que esses carros não fazem curvas. Uma parcela bem grande de pro touring são tanto para andar na rua quando para participar de track day.
Esses carros são verdadeiras obras primas. Alguns dizem que esse termo foi atribuído a Mark Stielow um entusiasta e Editor da Revista Car Craft que também é dono do Camaro “Red Devil” que é simplesmente um dos pioneiros do seguimento. 
Nós já mostramos alguns carros neste estilo aqui no Blog, quem não se lembra do Dodge Challenger "HellCat" 1970  e do Dodge Charger Maximus do filme Velozes e Furiosos?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.