terça-feira, 31 de outubro de 2017

Sportster 60 anos

A Sportster, modelo de entrada da norte-americana Harley-Davidson, completa, em 2017, 60 anos de produção contínua. No Brasil, estão disponíveis a linha Iron 883, 1200 Custom CB, Forty-Eight e Rodster 1200, com preços sugeridos de R$ 40.500, R$ 48.700, R$ 47.600 e R$ 48.600, respectivamente. A principal característica do modelo é a ampla possibilidade de customização com itens originais da fábrica.
A moto foi lançada em 1957, baseada modelo K, produzido entre 1952 e 1956, com motor de 55 polegadas cúbicas (883cc) e dois cilindros em V, para enfrentar a preferência pelos modelos da inglesa Triumph nas pistas de corrida dos anos 50. Já em 1958, uma nova versão, a XLCH (Competition Hot) Sportster apareceu com desempenho off-road, para-lamas traseiro estilo bobber e tanque de combustível do modelo 5 de 125 cc de 1948.
 
 Nos anos 60, a XLCH foi redesenhada com estilo custom. Já na década de 70 apareceu a XR750, para uso misto no asfalto e na terra. O modelo atendeu a mudanças nas regras de provas de motovelocidade que permitiu motores OHV de 750cc competir nos EUA. Com a moto, Cal Rayborn, venceu três de seis corridas e quebrou recordes no Trans-Atlantic de 1972, disputado na pista de Brands Hatch. A moto marcou presença também nas competições norte-americanas de Dirt Track, com pilotos como Jay Springsteen, Chris Carr, Richy Graham, Mert Lawwill e Kevin Atherton.
Em 1972, a XL incorpora a versão de 1000cc do motor “Iron Head” e, em 1976, o câmbio é transferido para o lado esquerdo da moto e o pedal de freio traseiro para o direito. Já em 1977, a XLCR (Café Racer) recebeu suspensão traseira inspirada na XR750, uma nova estética, freios a disco e rodas de alumínio fundido para aprimorar a esportividade.
Em 1986 aparece o motor Evolution Sportster com duas cilindradas, 883cc e design original do modelo ano 57 com 1100 cc. Este foi substituído dois anos mais tarde pelo 1200cc. Em 1987 entra em cena a XLH883 Hugger, destinada a pilotos de baixa estatura e o público de mulheres motociclistas. Em 1991, todas as Sportster já estavam equipadas com câmbio de cinco velocidades.
Em 2000, a XL1200S Sportster Sport tinha duas pinças de freios de quatro pistões na frente e outra atrás. A XL883R 2002 incorporou o escapamento 2-1, duplo disco frontal e guidão baixo. Em 2004, todas as Sportster eram montadas em quadro com novo design e em 2007 a injeção de combustível substituiu os carburadores.
Em 2008, a Harley-Davidson lançou a XR1200, uma Sportster com um motor de 90 cv, suspensão dianteira invertida, freios redimencionados, braço oscilante em alumínio. Também naquele ano, a Nightster destacou-se com as rodas pretas, motor cinza e sistema de iluminação de LED.
Em 2010, a montadora começou a ampliar o lequede opções do modelo formando uma nova linha Sportster, primeiro com a Iron XL883N e depois a bobber XL1200X Forty-Eight, de traseira minimalista e com tanque “peanut” inspirado no desenho do modelo 5, de 1948.
Para 2012, a marca apresentou a XL1000V  XL883R 2002, com referência “chopper” e o estilo custom com posição de pilotagem mais relaxada da XL1200C. As quatro motos fazer referência às Sportster dos finais dos anos 50 e 60.
No ano passado, a Iron e a Forty-Eight foram renovadas e incorporaram novas suspensões e freios ABS, combinando o estilo old-school e um pacote tecnológico mais moderno. Ao completar 60 anos do modelo, a H-D lançou a Roadster 1200 com suspensão invertida de 43 mm e freios ABS.

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