sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

KAWASAKI Z900 1976



           O final dos anos sessenta foi marcado por profundas transformações sociais e ideológicas. O mundo mudou. E no universo das motos não foi diferente. Todos previam uma nova era nos anos setenta e investiam em projetos cada vez mais ousados. Desde 1967 a Kawasaki tinha planos ambiciosos de lançar uma “sete galo de briga” nas ruas.
           Era um projeto completamente diferente, baseado numa pesquisa de mercado que apontava como objeto de desejo dos consumidores uma moto de grande cilindrada, com 4 cilindros, motor 4 tempos, grande potência e alta performance. Pra gente ter uma idéia, até então, a maior moto da fábrica era a 650 W1, “top” de linha. E em 1968, veio a notícia devastadora, o balde de água fria no projeto: a Honda apresentou no Salão de Tóquio a CB 750 Four, modelo K 0. Era o “pulo do gato”.
             Ganhou o mercado (ainda sem concorrência) e se tornou um símbolo de consumo. Depois do impacto desse lançamento, os engenheiros da Kawasaki resolveram que era a hora de dar o troco. E dois anos depois, em 1970, fabricaram o protótipo de uma supermoto com motor de 4 cilindros e 900 cc, com design esportivo e soluções técnicas inovadoras. Foi, por exemplo, a primeira moto a ter lubrificação por cárter úmido e duplo comando no cabeçote. Continuaram os testes e finalmente em agosto de 1972, no Salão de Colônia e Paris, apresentaram ao mundo a imperiosa KZ 900, ou Z-1 900 como ela também ficou conhecida.

             Era o “pulo do tigre”. A verdadeira idade das superbikes esportivas havia chegado! A sua concepção de motor com duplo comando, 2 válvulas e 4 cilindros fez tanto sucesso que é usada até hoje. Até pelas concorrentes. O sucesso de vendas foi imediato e a sua popularidade chegou ao auge. No Brasil elas começaram a chegar em 1975, mas salgadas de preço. Poucos realizaram o sonho de ter uma na garagem.
             Seu reinado durou até 1976, quando a própria fábrica decretou sua transformação num modelo com motor de 1000 cc, criando a Z-1 1000 R. A  Z-1 900, foi a moto que transformou a Kawasaki, definitivamente, numa grande fábrica.






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