A história da saudosa Honda CB 750 tem início nos anos de 1960, mesclando o
furor do mercado por máquinas de grande cilindrada com as experiências da Honda
nas pistas de corrida não só de motocicletas, mas da fórmula 1 também.
Já faziam muito sucesso as americanas Harley
Davidson com seus motores V Twin de 1.300 cilindradas e as inglesas Triumph com
seus motores de dois cilindros paralelos de 750 cilindradas. A Honda já
disponibilizava no mercado a CB 450
bicilíndrica com duplo comando de válvulas e que era capaz de atingir quase 180
km/h, mas só a alta velocidade não encantada aos americanos, que eram o
principal e mais forte marcado da época, mas que exigia motocicletas grandes e
com motores de grande capacidade cúbica.
Intrigado com a situação
o próprio fundador e dono da marca da asa, Soichiro Honda, viajou até a Suíça
em busca de respostas.
Daí surgiu a ideia de um novo
projeto à princípio de um bicilindro, mas entra em cena o gerente de serviços
da Honda nos Estados Unidos, Bob Hansen e então ele trouxe toda sua experiência
e insistiu com o Sr. Honda que uma motocicleta com motor de quatro cilindros
deveria ser a prioridade do projeto, pois ele já sabia de um projeto de um
motor de três cilindros dos ingleses da Triumph, a futura tridente 750, então
Hansen insistiu que uma motocicleta maior causaria mais impacto ainda.
Assim, em fevereiro de 1968, uma equipe foi montada
para projetar a nova motocicleta de quatro cilindros com mais cavalaria que as
Harley Davidson da época, que dispunham de 67 cavalos de potência. Foi
desenvolvido em seis meses um motor de quatro cilindros em linha com 736
cilindradas e comando único com acionamento central por corrente para abrir
as oito válvulas do cabeçote. O virabrequim era lubrificado sob pressão, com cárter seco, daí o famoso
reservatório de óleo na lateral.
Inicialmente o motor de funcionamento suave e cheio
de potência foi testado no Japão e no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, em
um chassis de CB 450, mas ele mostrou-se limitado e instável e principalmente
com os freios a tambor muito ineficientes. Então surgiram os primeiros freios a
disco em motos de rua.
Também foram feitos testes junto com as melhores
motos da época como Harley FL, Norton Commando e Triumph Trident e todas ficaram
para trás, não só em velocidade final, como também em desempenho em curvas.
Em 28 de outubro de 1968 a Honda CB 750 Four é apresentada no Salão de Tóquio e em 15 de
março de 1969 ela é realmente lançada ao público custando US$ 1.295 dólares,
quase mil dólares mais barata que as principais rivais. Para se ter uma idéia
da loucura que foi o lançamento da CB 750 Four em 1969, a única motocicleta de
rua capaz de alcançar a marca dos 200 km/h reais, a projeção de 1.500
motocicletas anuais foi revista para 3.000 unidades mensais e então, numa ação
para tentar conter a demanda, o valor foi aumentado para US$ 1.495 dólares.
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