quarta-feira, 13 de julho de 2016

R.I.P. Cliff Vaughs - O pai da "Capitão América"

        Muitos não fazem a menor ideia de quem foi Cliff Vaughs, muito menos sua importância para o mundo da customização, pois bem, Cliff foi o cara por trás da famosa Capitão América que fez de Peter Fonda um sinônimo de liberdade em Easy Rider (1969), no entanto levou muitos anos após o lançamento do filme para ser reconhecido e receber este crédito.
Cliff além de criar a Capitão América também foi o criador da Billy Bike, pilotada por Dennis Hopper, dessas motos foram criadas duas motos adicionais para as cenas finais em que as motos são destruídas, em resumo as quatro Choppers originais foram destruídas ou desapareceram após as filmagens, assim, estas bikes se tornaram as maiores lendas do motociclismo mundial, tanto é que a alguns anos uma Chopper que os proprietários alegam ser a Capitão America original foi leiloada e vendida por US$ 1,35 Milhões mesmo com a dúvida sobre a autenticidade. (mais tarde a venda caiu).

Nascido em Boston em 1937, Vaughs mudou-se para a Califórnia na década de 60 onde mais tarde se tornou organizador de protestos não violentos pelos direitos civis, ele também se tornou membro do Chosen Few MC. Vaughs conheceu Peter Fonda em 1965 e depois foi convidado pela estrela para criar motos para o filme Easy Rider, os dois iriam trabalhar em outro projeto de filme depois disso.

Cliff Vaughs inicialmente não recebeu nenhum crédito por sua parte em Easy Rider e suas experiências negativas, contribuídas para uma frustração com a desigualdade racial nos EUA, o que levou a sua saída do país, ele se tornou um viajante pelo mundo até 2014, no entanto o ex-fuzileiro retornou aos EUA e estava morando com vários veteranos em um acampamento em San Diego.
A venda da suposta Capitão América, é que trouxe a atenção e reconhecimento tão esperado para Vaughs, os últimos anos da sua vida foram passados em Templeton, Califórnia, novamente na companhia de uma antiga paixão com quem ele havia perdido contato a 53 anos atrás. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.