quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Rat Fink

     Ed "Big Daddy" Roth nasceu em Beverly Hills - California, no dia 4 de março de 1932. Ele cresceu em uma casa que só se falava alemão com seu irmão mais novo, Gordon. Na escola, Ed aprendeu a falar Inglês e adorava desenhar. Ed era capaz de fazer seu dever de casa bem rápido enquanto desenhava aviões, hot-rod´s e monstros no horário de descanso da sala. Seu pai Henri era muito ligado com os irmãos e para mante-lo longe de problemas disponibilizavas ferramentas ensinando-o a trabalhar. O pai de Ed era um Alemão fabricante de armários e enquanto trabalhava na oficina, Ed aprendeu como produzir coisas loucas em madeira.

     A época era o natal de 1961, quando Ed Roth e um amigo estavam conversando sobre como Walt Disney estava tendo sucesso com seu desenho animado do rato Mickey. Na primeira aparição de Mickey na tela, no filme "Barco à Vapor", ele não era nada mais que um desenho falante. Ano após ano, Disney foi ficando cada dia mais envolvido com a vida de seu rato. Então Ed veio com a imagem do Pai do Mickey ( versão debochada do Mickey ) e o redesenhou em um guardanapo de papel, onde colocou um grande logo "R.F." na sua barriga, no melhor estilo "superman" e pronto ! No dia seguinte, mostrou sua criação para a galera "hot Rodder" que viviam na sua loja e todos adoraram. Essa é simples história de como o feio e barrigudo rato "Rat Fink nasceu.

    Rat Fink tornou-se figura chave na Kustom Kulture ("cultura da customização" ou "cultura da personalização") que transformou a Califórnia na meca dos hot-rods e outros veículos motorizados durante os anos 60, Roth ficou famoso tanto como designer de veículos personalizados quanto como criador de monstros ao mesmo tempo grotescos e simpáticos. Ícone da contracultura, Rat Fink é um símbolo eterno da livre expressão, uma válvula através da qual crianças e eternos adolescentes podem extravasar sua insatisfação com a caretice vigente.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.