segunda-feira, 26 de maio de 2014

Garagem H-D

O que é o controle de exaustão ativa da Harley?


Desenvolvido pela Harley-Davidson para reduzir as emissões de ruídos de suas motocicletas, o sistema de Controle Ativo de Ingestão (AIC, na sigla em inglês) é um servo controlado eletronicamente que abre e fecha a válvula na câmara de admissão de acordo com a rotação do motor. Funciona em conjunto com o sistema de Controle Ativo de Exaustão.



Requisitos de emissão

Visando se encaixar nos padrões de emissões mais elevados introduzidos pela Comissão e pela Associação de Construtores Europeus de Motocicletas (ACEM), em 2008, a Harley-Davidson começou a implementar o sistema de controles ativos de ingestão e exaustão em seus modelos internacionais de motos.

Função

A finalidade do Sistema Ativo de Ingestão (AIS, na sigla em inglês) é diminuir a quantidade de ruído emitida pela moto, ao regular a entrada de ar. O AIS é composto por uma válvula e um servo controlados pelo Módulo de Controle Eletrônico (ECM, na sigla em inglês) da motocicleta.

Operação

Em marcha lenta, a válvula AIS é fechada, restringindo a quantidade de ar para dentro do motor e permitindo a redução dos níveis de som do escape. Com o aumento da velocidade, o ECM envia um sinal para o servo, que abre a válvula e permite a passagem de mais ar para dentro do motor, de maneira a satisfazer a proporção de ar/combustível necessária para um bom desempenho.

Benefícios

As motocicletas Harley-Davidson têm se beneficiado com o sistema de AIC, em conjunto com o sistema de Controle Ativo de Exaustão, ao reduzir a quantidade de emissões sonoras e gasosas, criando um transporte mais ecológico.

Contornando o AIC

Embora a maioria dos motociclistas possam não notar a presença do AIC, muitos entusiastas notaram que a ingestão restritiva pode roubar força do motor. Para combater isso, o AIC pode ser contornado com "emuladores". Fazer isso, no entanto, irá anular a garantia do fabricante e destina-se apenas para andar em off-road.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.