segunda-feira, 1 de julho de 2013

Kawasaki KZ1000 POLICE 1978


       Com o objetivo de “quebrar” a hegemonia da Harley-Davidson no fornecimento de motocicletas para uso policial nos Estados Unidos, a Kawasaki projetou e começou a fabricar uma motocicleta especialmente desenvolvida para essa finalidade: A Kawasaki Police.
     As motocicletas destinadas ao uso policial fabricadas pela Kawasaki foram produzidas a partir de 1975, passando por evoluções a cada modelo lançado, assegurando o conceito de “melhor motocicleta de uso policial do mundo”, título que mantém até os dias de hoje.
       Sua entrada no mercado foi feita com o modelo Z1-P, em 1975 (Kawasaki Z1 de 900 centímetros cúbicos) que se diferenciava do modelo civil da marca apenas pela adição de acessórios voltados ao uso policial.
         Em 1976, com o aprimoramento do modelo, foi lançada a KZ900P, batizada de Kawasaki Police. Seu nome já evidenciava o uso a que se destinava.
       Em 1977 a evolução prosseguiu e começaram a ser implementadas modificações mecânicas para melhorar a durabilidade e ciclística da motocicleta. Lançada a Kawasaki KZ900 “Special of Police” que contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da imagem da marca. Seu uso pela polícia americana passou a ser significativo, com crescente substituição das pesadas Harleys policiais.
        Em 1978 foi lançado o modelo definitivo, a Kawasaki Police KZ1000C que reunia todas as características exigidas para o trabalho policial e necessárias para desbancar a Harley-Davidson do título de “única moto de polícia”.
A partir de então, todas as motocicletas Kawasaki Police (KZP) saem de fábrica na versão “único cavaleiro”, equipadas com pára-brisa, caixas laterais e bauleto, luzes de perseguição, giroflex retrátil e design que as diferenciavam do modelo similar civil da marca. Contam também com radiocomunicação, sirenes eletrônicas e gerador de energia de dupla capacidade em relação aos modelos civis. Sua ciclística foi trabalhada de forma a oferecer maior controle sobre a moto, permitindo sua pilotagem com apenas uma das mãos, dando condições do piloto utilizar-se da arma com a motocicleta em movimento.
Os pneus não foram esquecidos e para ela foram desenvolvidos modelos especiais de alta resistência, para uso em situações extremas, como a subida em meios-fios. Inicialmente esses pneus eram fabricados pela Dunlop mas devido à baixa qualidade destes, passaram a ser fabricados pela Metzeler que até hoje fornece pneus para as Kawasaki Police.

Há mais três décadas a Kawasaki fornece motocicletas para agências de imposição da lei de diversos estados americanos e polícias de várias partes do mundo. Centenas de agências policiais adotaram as Kawasaki Police por sua alta durabilidade, confiabilidade a longo prazo e custos de manutenção competitivos.
Montadas na Kawasaki Motors Manufacturing Corp., USA, em Lincoln, Nebraska, a Police 1000 continuou seguindo esta tradição, com melhorias na sua engenharia e visual atualizado, planejadas para melhor atender às necessidades das agências de imposição da lei em qualquer lugar. A Police 1000 tinha motor de alta durabilidade de 998cc, arrefecido a ar e quatro cilindros em linha, especialmente regulado para proporcionar potência e torque excepcional de faixas de rotação média, ideal para todas as situações no trânsito. O tensionador de corrente de came automático, o sistema de lubrificação de serviço pesado e a precisa ignição equipada com transistores, melhoram a reputação do motor por sua baixa manutenção. Montadas com exigentes padrões da Kawasaki USA, as máquinas Police 1000 atendiam aos mais severos requerimentos de segurança e operação e ganharam a lealdade e respeito das agências de imposição da lei no mundo inteiro.

 Breve resumo técnico da Kawasaki Police
- Motor: 4 cil em linha, 4 tempos, DOHC.
- Cilindrada: 998cc.
- Partida: Elétrica.
- Diâmetro x Curso: 69,4 x 66,0mm.
- Relação de Compressão: 9,2:1.
- Arrefecimento: Ar/óleo.
- Carburador: BS34 x 4 Mikuni.
- Ignição: Controle por Transistores (TCBI)
- Câmbio: 5 marchas.
- Chassi: Berço duplo, com aço para serviço pesado.
- Inclinação/trilha: 27 graus/4,5 pol.
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico hidráulico de 38mm.
- Suspensão traseira: Braço de balanço com dois amortecedores reguláveis.
- Deslocamento da roda dianteira: 6,3 polegadas.
- Deslocamento da roda traseira: 5,1 polegadas.
- Pneu dianteiro: MN 90-18 4PR, tipo retenção especial.
- Pneu traseiro: MN 90-18 4PR, tipo retenção especial.
- Freios, dianteiro/traseiro: Disco hidráulico duplo / Disco.
- Comprimento total: 90,2 pol.
- Largura total: 35,2 pol.
- Altura total: 61,4 pol.
- Distância do chão: 6,3 pol.
- Altura do assento: 30,7 pol.
- Peso seco: 595 lbs.
- Tanque de combustível: 4,0 gal.
- Distância entre eixos: 60,4 pol.

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