Muito versátil, é muito comum encontrar no mercado milhares de motocicletas modelo
Shadow 600 nas ruas do Brasil, se você é proprietário de uma raridade dessa,
veja abaixo uma lista de equivalência.
Esta
lista é uma Coletânea de experiência dos membros do Grupo Shadow VT Sombra.
Este é o resultado das informações de experiência dos membros do grupo. Por
favor não compartilhem informações de peças que não foram testadas e
experimentadas, pois isto acarreta prejuízo aos colegas.
Cabo do velocímetro: TITAN, DAFRA KANSAS 150 “SCHERER”. NX400 FALCON, CB 450 DX.
ORIGINAL SHADOW 600 NÃO É CARO.
Carburador: Parafusos de ajuste da mistura:
TWISTER.
Gicle de Baixa: NT 650.
Agulha da Boia : CBR 600, CBR 900, DT 180,
VIRAGO 250.
Bomba de
combustível: KADETT.
Reparo do cilindro mestre (Burrinho do freio):
TWISTER, 150ccTITAN
Rele de partida: ESTRADA, TWISTER, NX400 FALCON,
TITAN 150.
Relação: Corrente KMC, CIC. Coroa da CB 500 VAZ,
PINHÃO VAZ 15 dentes ou 17 dentes.
Relé do pisca: TWISTER.
Sensor pedal descanso: TWISTER.
Filtro de combustível: FRAM 8mm, BROS de 9mm
reto. (+ braçadeiras)
Filtro de ar esportivo Made in USA: Marca
K&N. para melhor desempenho e durabilidade: 50.000 Km. Não precisa
substituir é só lava-lo.
Filtro de ar: papel Adaptar: NXR BROS 125,NXR
BROS 150, GM CELTA.
Filtro de ar: papel: Adaptar: FORD FIESTA.
Escapamentos: Anéis de vedação:
Cilindro dianteiro maior: CB400.
Cilindro traseiro menor: TITAN 150
Suporte do cabo do velocímetro: CB 450 DX
Interruptor do neutro: NX400 FALCON
Interruptor de freio traseiro (cebolinha):
TWISTER, CG TITAN.
Interruptor da
embreagem: CG
125, 150 2000, CB 300R.
Alavanca de embreagem (oring) YBR.
Vela de ignição “NGK DPR8EA-9″:
Flexível do freio: TENERÉ (ORIGINAL)
Tampa do radiador 1.1 bar: BONGO da KIA, RANGER
V6 95 A 03 RANGER 2.5 GAS 97 A 01.
Filtro de óleo: PALIO FIRE 1.1 MAHLE OC 259,
FRAM PH 5949
Rolamentos: Melhor comprar em casas
especializadas. Bem mais barato.
Rolamento da roda dianteira: código universal 6004:
NACH, NSK.
Coxim da Trazeira: DO PASSAT NACIONAL.
Bateria: XT 600 (polos invertidos). Preferência
Yuasa.
Regulador elétrico: (CDI), CB 400 Magnetron.
Disco de embreagem: CB 400, NX FALCON CB 500
Fischer. fazer 250 original
Termostato Radiador: sensor temperatura
37760-mt2-003 100 0n 85 0n CB250 CB400 CB500 CB600 CB900 CB1000 CB1300
Válvula Do Termostato: CB 500, SADOW 750, HORNT.
Retentor de bengala: Marcas: ATHENA, CORTECO.
Caixa de direção: TWISTER
Rolamento Caixa de direção: FALCON, SUNDOWN STX
200
Cabo de vela: TWISTER, CBX450, CB 500, CB600.
FUSCA., GOL 16 VALVULAS ANO 2000.
Pastilhas de Freio: Preferência marca: COBREK,
RACYNG.
Tampa do Tanque de combustível: TITAN 150. Levar
ao chaveiro para adaptar chave original.
Parafusos de regulagem de ar do carburador da
twister e da tornado são idênticos aos da shadow.
As mangueiras do radiador: mangueira inferior do
radiador, Gol CHT 1.0/1.6 86-96”
Regulador de voltagem: Falcon
Escovas de Arranque: Shadow 750, 1100, VTX 1300,
VULCAN 800.
Retentor da haste da embreagem similar: Da titan
1 mm menor mais da certo.
Diodo de silício: CB 500 FOUR.
Referência de Tinta para pintura da Shadow roxa:
Cor da tinta: P23M.
Para melhorar a luminosidade do velocímetro:
PODE SUBSTITUIR A LAMPADA POR UMA FITA DE LED COM 4 OU 5 LEDS E TERÁ UM EFEITO
ESPETACULAR.
Para alongamento de bengala 10 cm guidom
original: CABO VELOCÍMETRO CBX 750 INDY E FLEXÍVEL DE FREIO DA VIRAGO.
Lembramos que estes dados são um conjunto de experimentos de várias pessoas ao longo do tempo que produziram resultados posittivos.
Um pouco da história dessa lenda
Modelos como Kawasaki Vulcan 500
e Suzuki Intruder 800 surgiram para brigar por esse nicho, mas sem muito
sucesso.
Aí chegou a Honda Shadow VT 600 e
tudo mudou: a moto deu início à popularização das custom japonesas de média
cilindrada.
Extremamente confiável e com
visual muito bem resolvido, mais bandido do que clássico, a moto sofreu algumas
poucas mudanças até sair de linha, em 2005. Basicamente, perdeu um de seus dois
carburadores e ganhou cores diferentes a cada ano. Ainda hoje é uma moto
bem-vista e cobiçada.
Em 2006,
veio a Shadow 750. Também eficiente, mas com desenho corpulento, não emplacou
tanto. Em 2009, ganhou injeção no lugar do carburador. E em 2011, sofreu
alterações estéticas que a reaproximaram do bem-sucedido estilo esguio da Shadow
600. Na verdade, a Honda apenas trocou a “matriz”: nos EUA, a Shadow 750
existe em quatro versões (todas com a mesma mecânica). A nossa era a Aero e
passou a ser a Spirit. Simples assim.